Amazonia Viva Santarém

5/31/2006

Estudantes do Mato Grosso são contra o Agronegócio

Na carta que segue, estudantes de Tangará da Serra, Mato Grosso, manifestam sua opinião contrária ao modelo do agronegócio. Um exemplo claro que não é somente a nossa região que sofre com os prejuízos socio-ambientais causados pela soja, e portanto, não somos somente nós da Amazônia que defendemos um desenvolvimento sustentável.

Também reflete que não podemos simplesmente generalizar de forma preconceituosa que a frente de ocupação predatória na Amazônia é comandada por gente do Mato Grosso e outros estados, pois lá também temos cidadãos e cidadãs que estão lutando contra o mesmo modelo que pretende se estabelecer aqui.

Leia o texto:

Opinião pública tenta ser manipulada no estado de Mato Grosso com falsas notícias de apoio a movimento do agronegócios.

Carta aberta à sociedade de Mato Grosso

Nós Estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, CampusUniversitário de Tangará da Serra organizados como Diretório Central dosEstudantes Dom Pedro Casaldàliga, entidade representativa dos estudantesdeste Campus, aprovamos em Assembléia Geral dos Estudantes realizada no dia29 de maio de 2006 que:

Repudiamos as informações vinculadas por mais de dois dias nos meios decomunicação local e estadual, repassando que a universidade - UNEMAT, estavaparalisada por dois dias apoiando o movimento do agronegócio, e nada foifeito para corrigir esta falha.

Somos contra este modelo de Agricultura, o Agronegócio, pois este modelocontribui para a degradação ambiental; derramamento incontrolável deprodutos químicos e incorporação de insumos sintéticos; poluição de nossosrios; uso irracional dos solos; desmatamento e queimadas da nossa florestaAmazônica, Cerrado e Pantanal; perda da biodiversidade da fauna e flora,pois visa a alta produção agrícola e não a ideal;

Estima-se que a dívida dos latifundiários do agronegócio - roladas desde adécada de 1980 - atinja hoje R$ 30 bilhões, com uma taxa de inadimplência emtorno de 90%. Em 1998, por exemplo, algumas dívidas foram renegociadas parapagamento em parcelas anuais, até o ano de 2025. Já entre os pequenosprodutores e assentados, os atrasos no pagamento são inferiores a 2%.

A falácia do chamado "desenvolvimento fantástico do agronegócio" éfacilmente desmascarada também quando observa-se a tremenda queda nas vendasde máquinas agrícolas no Brasil nos últimos anos. Os números são daAssociação Nacional dos Fabricantes de Máquinas Agrícolas (Anfavea). Em1976, foram compradas 80.215 unidades no país. Em 2000, 24.291 unidades,enquanto em 2005 o número despencou para 17.729 unidades.

Pelos dados doInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último censo, asfazendas com mais de 2 mil hectares tinham em seu patrimônio apenas 35 miltratores, as pequenas propriedades, com menos de 200 hectares tinham mais de500 mil.

Nesse sentido somos a favor da VIDA, de uma agriculturaagroecológica, do arroz, do feijão, da mandioca, do frango, das olerícolas,do café, das frutas, todos esses produtos oriundos da agricultura familiarou pequena agricultura, e não comemos soja todo dia, pois esta soja é paraalimentar bovinos na Europa e que estão sendo boicotadas porque estes paísesnão aceitam soja transgênica.

Por isso não podemos ficar a mercê e sofrendo conseqüência que éde uma burguesia elitizada, assim reafirmamos os nossos compromissos eapoiamos os movimentos sociais como, o Movimento dos Trabalhadores SemTerra - MST, Via Campesina, Conselho Indigenista Missionário - CIMI,Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA, Comissão da Pastoral da Terra -CPT, Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil - FEAB, que trazemconsigo a luta de uma nova proposta de vida, que incluem todos e todas noprocesso de transformação da sociedade urbana e rural .

DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTESDOM PEDRO CASALDÀLIGA "Nossas vidas valem pelas causas que vivemos" Dom Pedro CasaldàligaGestão 2005/2006 - DCE é de luta Universidade do Estado de MatoGrosso - UNEMAT / Campus Universitário de Tangará da Serra Rod. MT 358Km 07. Caixa postal:287 - CEP 78.300-000 Tangará da Serra - MT.Fone/Fax: (0XX65) 326-6368-Ramal 224-correio eletrônico:dcedompedro@unemat.br

1 Comentários:

  • Boa iniciativa, vai no mesmo sentindo da plenária final do encontro regional de estudantes de direito que ocorreu aí em santarém no mes de maio. Acho que seria bom unir forças para fortalecer a luta contra o avanço da soja.

    Por Anonymous Anônimo, Às 4:47 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial


This album is powered by BubbleShare - Add to my blog