Amazonia Viva Santarém

7/25/2006

Bartolomeu I visitou Flona e criticou plantio de soja

O Patriarca de Constantinopla Bartolomeu I, chefe da Igreja Ortodoxa, esteve em Santarém no último sábado, dia 15, visitando a comunidade de Maguari, localizada a aproximadamente 122 do centro da cidade e dentro da Floresta Nacional do Tapajós (Flona).

A visita fez parte da programação do Simpósio Internacional Amazônia: Fonte de Vida, realizado em Manaus e organizado pela RSE (Religion Science and Enviorment), organização com sede em Atenas, na Grécia. O evento prossegue até amanhã, quinta-feira (20). É a primeira vez que o evento é realizado em país não europeu.

O cenário amazônico não foi escolhido por acaso. A importância que o religioso tem dado a questões ambientais em todo o mundo valeu a ele o título informal de 'Patriarca Verde'. Para o líder da igreja ortodoxa religião, ciência e meio ambiente devem caminhar na mesma direção.

Bartolomeu I visitou vários projetos desenvolvidos em Maguari pela organização não governamental Projeto Saúde e Alegria (PSA). Entre eles, o projeto 'Couro Ecológico'.

Outro objetivo da viagem do líder religioso era conhecer áreas devastadas pelo avanço do cultivo da monocultura de soja na região do oeste paraense. Bartolomeu I queria compará-las às áreas existentes dentro de reservas ambientais.

O Patriarca criticou a devastação da Amazônia a quem ele chamou de 'Criação de Deus'. 'A sobrevivência do planeta depende da preservação da Amazônia', ressaltou Bartolomeu I.

No local onde foi recebido oficialmente, Bartolomeu I foi presenteado pela comunidade com um vidro de 'óleo de andiroba' e um colar de tucumã.
Sempre com o seu cajado em mãos, Bartolomeu abençoou Maguari e disse estar feliz. 'Que vocês venham a viver num mundo muito melhor do o de hoje', disse o líder religioso em sua benção direcionada especialmente às crianças.

A comunidade fez uma apresentação de danças regionais sob o olhar atencioso do Patriarca, que sempre sorria para disfarçar o cansaço. Sob o forte calor do clima amazônico, o Patriarca conheceu uma enorme variedade de artesanatos produzidos pelos comunitários. Por vinte e cinco dólares Bartolomeu arrematou uma espécie de cortina feita com sementes e bambu.

Bartolomeu retornou para Manaus à tarde, por volta das 17 horas. Sua peregrinação pela Amazônia prossegue hoje com visita à Reserva 'Piranha' e aos programas de desenvolvimento sustentável e uma visita à sede do SIVAM em Manaus. À noite, o Patriarca é agraciado com um jantar de despedida oferecido pelo Governador do Amazonas Jorge Braga no Palacio Rio Negro

Fonte: O Liberal

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial


This album is powered by BubbleShare - Add to my blog