Amazonia Viva Santarém

5/16/2006

Porque a imprensa Santarena não critica a ONG americana TNC?

A imprensa santarena vai vivenciar neste fim de semana a realização do Troféu Imprensa 2006. Fico me perguntando quais serão os candidatos indicados pela comissão organizadora para que a população vote, e quais opções o povo vai ter para escolher. Será o J Sena, o Coruja, ou o berrante do Antônio Jr?

Sinceramente, se fizermos uma pesquisa nos veículos de comunicação local, a maioria não tem formação em comunicação social e jornalismo. Mas isso de início não seria um problema. O problema é que a maioria dos profissionais da área (logicamente não são todos, apesar de tudo temos bons profissionais que dignificam a categoria) não tem nenhuma preocupação com a ética no jornalismo, com o princípio básico de ouvir os dois lados com os mesmos critérios de espaço e tempo de fala. O que é veiculado, como sempre foi, são os interesses dos proprietários dos meios de comunicação, a maioria ligados aos setores que buscam o lucro fácil a qualquer custo.

Basta analisar a forma como são as matérias que tratam das ONGs. Quando o interesse é difamar, criticar, porque elas estão denunciando crimes ambientais na região, elas são tratadas como estrangeiras que querem “internacionalizar a Amazônia”, mesmo que sejam locais, com membros da sociedade local que tem opiniões e posturas diferentes do que seria um desenvolvimento justo para beneficiar a população local. Porém, se aparece uma ONG de fato americana, se aliando a Cargill para limpar a imagem da empresa com o discurso que só vai comprar soja de produtores que estejam respeitando a legislação ambiental, ela aparece com a boazinha da praça, que ONG legal, que americanos legais!

Pelo jeito que as coisas andam, o troféu imprensa 2006 deveria se chamar troféu EMPRENSA.

1 Comentários:

  • Fabio, primeiro quero parabenizar a iniciativa de "vocês" pela criação do Blog e pelo convite em acessá-lo.
    E dizer que também fico muito preocupada com o destino das nossas informações, levadas e trazidas, a todo instante, em todos os lugares e por muitos e muitas espalhados afora.
    Em particular, em Santarém, onde como você mesmo frisa, que poucos estão preocupados com a ética e com o senso crítico.
    Comunicadores e comunicadoras, jornalistas ( que de fato o diploma não é o caso!) que respeito, tenho apreço, pouco aparecem. Esses vivem para a notícia e não, são a notícia!!!
    Espero mesmo que o Troféu Imprensa 2006 seja mais valorizado e que o recebê-lo faça jus. É um símbolo da luta de quem faz a história do jornalismo em Santarém.

    Grande abraço,
    Leíria Rodrigues.

    Por Anonymous Anônimo, Às 4:21 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial


This album is powered by BubbleShare - Add to my blog